sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Sistema Respiratório - Metafísica da Saúde

Segue a análise Metafísica que apresentei ontem no meu ultimo dia de Curso de Qualificação Metafísica que fiz com Valcapelli, um dos pais dessa "arte". Como eu disse a alguns amigos, sua vida nunca mais será a mesma depois de uma vivência como esta.





SISTEMA RESPIRATÓRIO

ANÁLISE DO POTENCIAL DESTE SISTEMA ATRAVÉS DA LEITURA 
METAFÍSICA


O Sistema Respiratório tem a função de absorver o O2 do meio e trazer para o corpo, devolvendo o CO2. O excesso de dióxido de carbono no sangue é tóxico, por este motivo ele precisa ser retirado de maneira rápida e eficiente. O responsável por este processo é este sistema.
Deste modo ele controla o PH do sangue, ou seja, sua acidez. É também responsável pelo olfato, por filtrar o ar que respiramos, por aquecer e umedecer o ar respirado, pela retirada de água e calor do organismo e pela produção dos sons.
O ato de respirar pode ser voluntário ou involuntário, pois temos a capacidade de ditar o ritmo respiratório e nota-se que tal ritmo demonstra nosso estado emocional. Uma respiração profunda e lenta denota a sensação de bem-estar e tranquilidade. Uma respiração curta e ofegante demonstra uma sensação de medo e atenção.
Do ponto de vista bioenergético a principal fonte de absorção de energia vital é o ar, ou seja, a respiração. Podemos ficar dias sem comer, beber e dormir, mas apenas minutos sem respirar. A absorção desta energia se dá através dos Chakras ou Centros de Força, e seu ritmo se dá através da inspiração (captação) e expiração (externalização). Deste modo captamos do meio o que precisamos, processamos internamente e vibramos de volta para o meio aquilo que internalizamos.
A respiração é o veículo de comunicação com o mundo interior e o exterior. Como seres humanos temos a tendência ao isolamento (Ego), mas através da respiração somos obrigados a interagir e assim nos integrarmos com tudo que nos cerca, portanto sozinho não evoluímos e nossa subsistência e nosso desenvolvimento se dá justamente através da interação entre os seres e o meio que habitam.
Se minha capacidade de interagir com o meio é equilibrada eu consigo lidar bem com os processos de dar e receber, então meu sistema respiratório é sadio. Não crio conflito com aquilo que se apresenta e ao mesmo tempo consigo me expor e me situar frente ao que ocorre, me integrando com tudo aquilo que me cerca e sabendo qual a minha parte dentro daquele contexto.
Este sistema tão importante e vital ao nosso corpo é constituído pelos seguintes órgãos:
- Nariz / Fossas Nasais (responsável por captar, filtrar e umedecer o ar inspirado): meu primeiro contato com o meio. Porta de entrada do externo com o interno. Está ligada a forma como eu processo o conteúdo que é expressado pelos outros e de que forma eu absorvo e interajo a partir disso.

- Laringe (retém as partículas de pó que passaram pela filtragem do nariz).  A Laringe seleciona o que é de fato proveitoso e o que não é para o processo respiratório. Seu potencial metafísico representa a nossa capacidade de absorver as idéias e os fatos que nos chegam, delimitando aquilo que será proveitoso e útil, além disso a Laringe também é considerado o órgão da voz, portanto seu bom funcionamento está ligada a maneira com que você se expressa na vida. A fala é a principal forma de nos posicionarmos e exprimirmos os nossos anseios.
- Brônquios são dois dutos curtos que entram nos pulmões e, dentro deles, dividem-se várias vezes até ficarem microscópicos, quando serão chamados de bronquíolos (semelhante a uma arvore), trazendo o ar que é captado e outros conteúdos vindos do organismo. No âmbito metafísico os Brônquios estão ligados a capacidade de relacionamento entre o interno e o externo, ou seja, avaliamos aquilo que vem de fora e juntamos com aquilo que temos dentro, e de que forma interagimos de maneira equilibrada e harmoniosa com o meio.
- Pulmões (onde ocorre a troca de gases).  É aqui aonde processamos a máxima de dar e receber. A capacidade de se doar pela vida e extrair dela tudo que ela tem de melhor está intimamente ligada a saúde dos Pulmões. Trazemos tudo que captamos no meio, processamos dentro de nós e retornamos de volta para o mundo de acordo com o que sentimos.  A motivação por dar e receber denota uma saúde constante dos Pulmões.

Uma pessoa com saúde respiratória interage sem criar conflito. Se coloca na posição dos outros em qualquer instância da vida, entende que pode exprimir a sua vontade, mas que nem o que vem de fora e nem o que sai de dentro da gente criam situações desgastantes e conflituosas, pois se capta a essência da situação e se age de forma justa e na medida para que todos tenham o direito de opinar e agir conforme as suas necessidades.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário