quinta-feira, 22 de novembro de 2012

O que é Espiritualidade?

O emprego da Espiritualidade é um assunto sempre atual e traz consigo uma enorme gama de argumentações. Associa-se por muitas vezes ao termo espiritualidade questões ligadas a religiosidade, portanto vive uma vida espiritual aquele que está ligado a uma ou outra religião.

Ter uma religião é seguir preceitos e dogmas estipulados por esta ou aquela doutrina, muitas vezes por estarmos ligados a tal condição temos uma consciência elevada do ser humano, nos tornamos mais benevolentes, caridosos, compreensivos e respeitadores, considerando que aquele que se ligou a tal religião segue os preceitos fundamentais da doutrina que ele escolheu, seja ele cristão, budista, hindu, ocultista, islamico e etc.

A grande questão é se de fato necessitamos de alguma religião para sermos melhores. Seria possível se melhorar quanto espirito independente da religião que você segue? Até mesmo, se Espiritualidade e Religiosidade são sinônimos, como muitas vezes as pessoas associam tal condição.

Eu gostaria de dividir os termos, embora possam se complementar dependendo do intimo de cada um. Acolher uma religião é se afenizar com um conceito de vida inerente a um conjunto de regras que em teoria devem te aproximar de Deus. Tenho por mim que nenhum grande sabio que deram origem as religiões, sejam elas quais forem, gostariam de criar uma seita da forma que enxergamos hoje. Creio que na realidade o exemplo que este sabio passou é o legado que ele deixou em prol da humanidade, através do exemplo e dos ensinamentos passados em vida. Todos os dogmas, nomes, rituais e demais condições são argumentações criadas pelos "discipulos" de tais sabios e que se fecharam a novas possibilidades de entender outros metodos de evolução do ser, seja por qual ensinamento for.

Junto da religião temos a espiritualidade. Partindo do princpio básico de que todos somos espíritos, a espiritualidade está intrinsicamente ligada com o desenvolvimento do ser, ou seja, se religar a Deus através da religião é espiritualidade, pois te levou a um estágio de desenvolvimento pessoal e sua busca como ser humano passa a levar valores básicos de respeito e amor ao próximo em conssonância com os outros atributos que moldam a realidade de cada ser. Por outro lado é possível que um materialista também tenha o mesmo princípio de fazer o bem a outros e  não acredita em nada de transcedental.

Podemos dizer que a Espiritualidade é um estado de consciência e está ligado ao desenvolvimento do ser como um todo. Evoluir é espiritualidade. Praticar valores de respeito ao espirito alheio é exercer tal função. Desculpem o trocadilho, mas Espiritualidade é um estado de Espirito e este sentimento pode ser ajudado pela religiosidade, pelo sentimento de caridade ou por qualquer outra coisa que incentive o ser humano a se desenvolver a evoluir quanto espírito, independente da crença de cada um.

Um religioso sem nada no coração não está evoluindo em espírito mais do que um simples agricultor, morador de uma região longinqua e simples e que só prega o bem para os outros, da mesma forma que um sabio intelectualizado não possui maior desenvolvimento espiritual do que um analfabeto de grande coração. Sabedoria e Conhecimento são coisas muito distantes.

Abaixo seguem dois videos de um bate papo super interessante com alguns Espiritualistas e Religiosos, tratando de uma maneira muito simples e didádica este tema tão difundido.





Aloha!!

Namastê!!

Amém!!

OBS: Para mim Espiritualidade está em tudo. Dentro de minhas crenças ela é inerente a minha postura como ser humano. Não existe divisão entre materialidade e espiritualidade, seja em qualquer contexto a espiritualidade sempre se sobrepõe na minha escala de valores. Sou um ser humano igual a todo mundo, cheio de defeitos e qualidades e aos poucos tento transformar os defeitos em qualidade, mas hoje com a plena Consciência de que os valores espirituais são os mais importantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário